Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Retorno do Nonno Luigi da Itália para o Brasil

(Inserido por Márcio Roberto Labigalni)

O nonno Luigi voltou ao Brasil em 12 de Maio de 1913, conforme registrado no livro da Hospedaria do Imigrante em Sao Paulo. Porém, lá o nome dele está digitalizado com o sobrenome errado, pois lá está como SabigaliMi.
Retornaram com ele as seguintes pessoas:
O nonno Luigi retornou da Itália para o Brasil com 50 anos, junto com ele veio a nonna Lucia Crescimbeni (com 46 anos), já grávida do meu avô Ultimo, que nasceu em 15 de Outubro de 1913.
Os 3 filhos que haviam nascido no Brasil, retornaram: O tio Primo com 11 anos; o tio Batista, que aparece como Giovanni, com 7 anos; e o tio Antonio com 5 anos.
Os 3 que haviam nascido na Itália também retornaram ao Brasil: O Tio Elias aparece como Gio Battista, com 22 anos, recém chegado da guerra; o Tio Emilio com 26 anos (que já veio casado com a Tia Angelina, que tinha 20 anos); e o tio Vittorio com 18 anos.

Uma ampliação da página digitalizada do livro pode ser vista na foto abaixo:
A imagem completa da página do livro da Hospedaria do Imigrante mostra outros detalhes bastante interessantes; tais como: O valor gasto na viagem (1512 Liras) e quanto sobrou (500 Liras); a cidade de procedência, onde residiu por 2 anos e meio, que entenderam que fosse Lombardo, mas acho que o nonno quis dizer Vobarno; que ele já havia estado no Brasil há 16 anos (Rio das Pedras, provavelmente região de Itapira); que seu destino era Barão Ataliba Nogueira, Fazendeiro José Gomes; que todos sabiam ler e escrever, exceto o tio Antonio, que tinha apenas 5 anos de idade.
Esta imagem é bastante pesada; por isso, para visualizar os detalhes, talvez seja interessante copiar e salvá-la no seu computador, onde poderá ampliá-la, conforme desejar.

Um comentário: